Profissionais especialistas no acompanhamento
de pessoas enlutadas
A Lazúli oferece atendimento completo com psicólogos e psiquiatra especialista para pacientes que estão vivenciando algum processo de luto e que precisam de um suporte para lidar com esse momento.

O que é o luto?
O luto é uma resposta natural e saudável à perda de alguém ou algo significativo em nossas vidas. Pode ser desencadeado pela morte de um ente querido, mas também pode surgir em resposta a outras formas de perda, como divórcio, término de relacionamento, perda de emprego ou mudança significativa na vida. O processo de luto é único para cada indivíduo e pode envolver uma ampla gama de emoções. Essas emoções podem surgir de maneiras imprevisíveis e variadas ao longo do tempo. O luto não segue um cronograma específico e pode durar semanas, meses ou até anos.
Quais são as fases do luto?
As pessoas frequentemente experimentam várias fases ou estágios durante o luto. Estas incluem:
-
Negação: A primeira reação muitas vezes é a negação da perda, recusa a acreditar na realidade da situação.
-
Raiva: À medida que a realidade da perda se torna mais real, é comum sentir raiva que pode ser direcionada para a pessoa perdida, para si, para outros ou para Deus ou o universo.
-
Negociação: As pessoas tentam negociar com a perda, fazendo promessas ou buscando maneiras de reverter a situação.
-
Depressão: Está presente tristeza profunda e a sensação de vazio. As pessoas podem se sentir desesperadas, desamparadas e isoladas.
-
Aceitação: Aceitação da perda, que não significa necessariamente felicidade ou estar completamente curado, mas sim chegar a um entendimento e aceitação e começar a encontrar maneiras de seguir.
Nem todas as pessoas passam por todas as fases, e elas não seguem uma ordem linear. Algumas pessoas podem experimentar várias fases ao mesmo tempo, enquanto outras podem pular algumas fases ou até mesmo voltar a fases anteriores. O processo de luto é individual.


Acompanhamento durante o luto.
O suporte psicológico durante o luto é essencial para auxiliar as pessoas a enfrentarem, estruturarem e expressarem esses sentimentos tumultuados. É fundamental que todas as fases sejam reconhecidas e respeitadas de acordo com o ritmo de cada indivíduo, promovendo assim uma jornada de recuperação saudável.
